“Ensinar a nova geração a programar é algo que deveria ser elevado a uma importância nacional estratégica”, disse Wang Jiulin, criador do Kidscode.cn, um site que compartilha informações e cursos gratuitos, com sede em Xian. “Ainda hoje a maioria dos programadores da China é capaz de realizar apenas tarefas de nível muito básico e existe uma enorme demanda por programadores de alto nível”.
Aulas de programação
Wu refletiu durante semanas sobre como poderia apresentar os conceitos fundamentais de programação a crianças em idade pré-escolar — que estão apenas começando a aprender matemática e chinês — de uma forma que elas pudessem entender.
Ela decidiu mostrar às crianças um tabuleiro de 3 x 3 unidades e as convidou a jogar um jogo no qual se pedia que os estudantes identificassem as localizações usando direções simples, como para cima, para baixo, direita e esquerda. Depois, ela passou para um sistema numérico e pediu que as crianças apontassem as localizações utilizando coordenadas.
Quando os estudantes já estão familiarizados com o conceito de eixos X e Y, ela os ensina jogos simples com aviões no Scratch. E quando se entusiasmam, ela os incentiva a aprender a criar jogos similares por conta própria.
“Geralmente, necessitamos um jogo para deixá-los interessados e em seguida introduzimos novos conceitos”, disse Wu.
Zhang Minyan, uma mãe de Nanjing, explica que começou a incentivar sua filha de 5 anos a aprender programação com Wu depois de assistir um vídeo de uma criança americana que criou um aplicativo para que seus amigos pudessem compartilhar o que pensavam sobre o cantor canadense Justin Bieber. Antes disso, Zhang não acreditava na necessidade de as crianças aprenderem a programar.
‘Impressionou’
“Aquilo me impressionou muito”, lembra Zhang, 32. “Eu pensei, já que a minha filha joga diariamente no iPad, por que não dar alguma orientação para que ela aprenda alguma coisa nesse processo?”.
Há crianças aprendendo a programar também em outros países e Zhang não quer que sua filha fique para trás.
Incentivar as crianças a aprenderem a escrever as instruções para os programas de computador pode ajudar a China a subir na cadeia de valor da tecnologia, tornando-se mais inovadora em termos de softwares e ferramentas digitais em vez de ser uma fabricante em escala e uma fornecedora de componentes. Na atualidade, a segunda maior economia do mundo está atrás de pelo menos 16 países da Europa e dos EUA que estão colocando a programação no currículo escolar nacional.
Segundo plano
“As escolas da China têm aulas de TI e algumas até ensinam programação, mas essas aulas estão em segundo plano em relação a outras matérias que determinam como os estudantes são classificados de acordo com seu desempenho acadêmico”, disse Wu, a professora de programação. “Eles não se dão conta que o ensino de programação é algo que será muito importante para o futuro”.
Barack Obama, que se tornou o primeiro presidente a compor uma linha de código em dezembro passado, concorda que a programação é algo que as crianças deveriam aprender. “As pessoas não sabem programação desde o berço”, disse Obama, em julho. “O que acontece é que as crianças são expostas a essas coisas desde cedo e aprendem. Elas absorvem isso como esponjas”.