nuvem é vasta, mas a quantidade de cabos de rede que existem mergulhados e enterrados por aí é uma coisa incrível. Como você vai ver neste mapa feito pelo pessoal da TeleGeography, são tantas conexões que podemos enxergar algo difícil de percebermos: estamos todos conectados uns aos outros, independentemente de nacionalidade.

Analisando o mapa, você pode notar cabos que fazem caminhos extensos e até ligam continentes como a Ásia e a América do Norte. De acordo com o The Washington Post, o primeiro cabo de comunicações que atravessou o mar foi feito em 1858 e liga a Irlanda e a ilha Terra Nova.

 

Quantos cabos?

O mapa criado pela TeleGeography apresenta cerca de 350 cabos que atravessam oceanos, mares e seguem o litoral de muitos países. Ainda, toda a rede possui mais de 885 mil quilômetros — alguns cabos são enterrados a mais de 8,8 mil metros, a altura do Monte Everest.

Uma curiosidade interessante: o Washington Post comentou que os cabos em regiões mais rasas possuem a espessura de uma lata de refrigerante — isso porque eles estão suscetíveis a ataques de animais marinhos.

Além das imagens, o vídeo que vocês conferem no topo desta matéria, elaborado pelo time da Business Insider, revela em uma versão animada como são as conexões de cabos ao longo de todo o mundo. É um emaranhado e tanto.

FONTE(S)

Compartilhe

Posts Recentes

Ipad Pro vai custar quase 10 mil reais no brasil

Ipad Pro vai custar quase 10 mil reais no brasil

Versão mais barata do aparelho será vendida por R$ 7,3 mil. Apple apresentou apenas...
Menina de 11 anos lucra vendendo senhas 'inquebráveis' escritas à mão

Menina de 11 anos lucra vendendo senhas 'inquebráveis' escritas à mão

Jogue um dado por cinco vezes, anote a sequência numérica em um papel e então emparelhe...