Esse post é dedicado apenas a ferramenta do Google Adwords, que envolve Rede de Pesquisa, Rede de Display, Youtube, Google+, Remarketing, Google Shooping… Porém para que o sucesso seja além da expectativa precisamos estar atentos ao que vamos oferecer, como vamos oferecer e quem será o nosso avatar, esse artigo está dividido em 4 partes para fazer com que você analise bem e evite futura frustrações.

Vamos rever os 3 pontos que considero muito importante antes de iniciar um projeto de divulgação no Google Adwords:

#1 URL de Destino

Fuja do sobrinho! Criar um webiste é o mesmo que abrir uma loja física, você precisa ter toda atenção em todos os detalhes para ultrapassar suas expectativas com o Google.

#2 Análise do produto/serviço

Use o Google Trends e analise bem o que você está vendendo, pois como falei na parte 2 do artigo, há muitos empresários querendo vender pente pra careca e acabam com o resultado aquém do esperado.

#3 Análise da concorrência

Não invsita em Google Adwords sem antes saber como está o seus concorrentes, seus pontos fortes, pontos fracos etc. A criatividade estará sempre a favor de quem souber usá-la, e se conseguimos superar nossos “amigos” concorrentes, já estamos a um passo de conseguires resultados fantásticos.

Bom, agora é a hora que vamos arregaçar as mangas e começar a anunciar. Todo sucesso de uma campanha online vem com um ótimo planejamento, por isso preparei alguns pontos pra você analisar para então começar as campanhas:

#4 Planejamento

  1. Qual o meu objetivo com o Google Adwords? (Vendas, ligações, leads…)
  2. Qual seria a melhor forma de me comunicar com meu avatar?
  3. Qual estratégia seria mais adequado para atingir meu objetivo? (Pesquisa, Display, Remarketing…)
  4. Quando devo investir? (Dias, horários…)
  5. Onde devo investir? (Cidade, estado, bairro…)

planejamento-google-adwords

Certa vez um amigo meu gostaria de divulgar sua nova coleção de inverno para o Brasil inteiro, mas como vamos conseguir vender uma coleção de inverno via Adwords para o nordeste brasileiro se lá faz calor o ano inteiro? Sim, talvez as perguntas acima parecem simples e é o básico do básico, porém não paro de ver esses erros em mais de 70% das contas que começo a trabalhar. Muitos anunciantes simplesmeente não param alguns minutos e criam uma estratégia que realmente atingirá a sua própria meta.

Talvez você não terá todas as respostas sem ao menos fazer um período de testes, então não tenha medo de definir um verba pra ser gasta para testar sua estratégia, pois após descobrir o melhor caminho, será mais fácil de alcançar o resultado planejado.

Bom, espero que com essas dicas básicas divididas em 4 artigos você já tenha uma idéia melhor de como deve-se iniciar um projeto com o “pé direito” no Google Adwords.

Para finalizar, segue abaixo um Modelo de Planejamento para uma campanha de Google Adwords para uma universidade que deseja investir em branding e conversões, lembre-se de fazer o planejamento o mais simples e objetivo possível:

Objetivos:

Campanha Branding:

  • Fortalecer a marca da UNIVERSIDADE no estado e região Metropolitana, Foco em cidades XXX, XXX e XXX.

Campanha Focada em Conversões:

  • Aumentar o número de novas matrículas em todas as escolas para cada curso divulgado.

Estratégias:

Campanha Institucional Google:

  • Anúncios Gráficos na Rede Display.
  • Anúncios Vídeos no Youtube.
  • Faixa Etária de 16 a 35 anos.
  • Dimensão Geográfica: BH e cidades da Campanha.

Campanha Focada em Conversões:

  • Anúncios na Rede de Pesquisa para cada curso pesquisado.
  • Faixa Etária Livre.
  • Dimensão Geográfica: Um raio em volta de cada UNIVERSIDADE.

Táticas:

Campanha Institucional:

  • Criação de campanhas display dinâmico.
  • Anúncios Gráficos chamativos com a Logo do UNIVERSIDADE em todos os anúncios.
  • Aparecer em sites e blogs que falam sobre os cursos prestados.
  • Vídeo Institucional de curta duração (de 2 a 5 minutos) falando sobre a estrutura, cursos e etc… (anúncios em Youtube).
  • Vídeo Promocional in-Stream Ads (1 minuto, sendo que os 10 primeiros segundos fossem muito interessante para o usuário).

Campanha Focada em Conversões:

  • Anúncio focado para o que o usuário esteja pesquisando.
  • Anunciar vantagens de se estudar na UNIVERSIDADE (anúncios chamativos).
  • Campanha Remarketing (forma acelarada) de até 15 dias para cada usuário que visitou a página do curso (as campanhas remarketing serão focadas no que o usuário pesquisou).
  • Posição média dos anúncios: Sempre nas primeiras posições (na parte superior da página do Google).
  • Anúncios vinculados 24 horas 7 dias por semana.
  • Adicionar os endereços e telefones de todas as universidades nas extensões.

Investimento:

Mês

Expectativa Cliques Qualificados

Investimento

Janeiro

de 1.500 à 4.000

R$ 1.000,00

Fevereiro

de 1.500 à 4.000

R$ 1.000,00

Março

de 3.000 à 8.000

R$ 2.000,00

Abril

de 6.000 à 16.000

R$ 4.000,00

TOTAL

de 12.000 à 32.000

R$ 8.000,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: mestredoadwords.com.br

Quero agradecer ao Tiago Tessmann pelo conteúdo vem nos ajudando bastante com suas matérias, para conhecer mais sobre o trabalho dele acessem mestredoadwords.com.br

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