Você não toma café à noite, mas, após checar suas redes sociais, não consegue pregar os olhos? Pois de acordo com artigo publicado pelos pesquisadores da revista Science Translational Medicine, usar o smartphone antes de dormir pode causar efeitos piores do que o consumo de um café expresso.

A constatação se deu após a avaliação de cinco pessoas que, durante 49 dias, foram submetidas a condições de controle extremo. Três horas antes de dormir, os voluntários foram expostos a uma das quatro condições que podem determinar a qualidade do sono: cafeína e luz gerada por um gadget, cafeína e luz fraca (de abajur), placebo e exposição a luz forte (também como a de celulares) e placebo e luz fraca.

Enquanto o atraso do sono natural de quem bebeu apenas cafeína ficou em cerca de 40 minutos, as pessoas que ficaram expostas à luz gerada pelos aparelhos demoraram 85 minutos para dormir. Quando a combinação foi feita (cafeína mais luz do dispositivo), o tempo para se cair no sono chegou a 105 minutos.

De acordo com os pesquisadores, o clarão das telas de celulares, notebooks ou tablets faz com que a melatonina seja produzida em menor quantidade – essa substancia, também como explicam os cientistas, é a responsável por notificar o cérebro e o organismo de que a hora de dormir chegou.

Alguns dos participantes mostraram-se mais sensíveis ao consumo de café. Significa que a cafeína funciona, de fato, como “aditivo”, pois efeitos como aceleração do batimento cardíaco, aumento de ansiedade e variações do humor foram notados. Ainda assim, quando expostos à luz gerada por eletrônicos, os voluntários apresentaram, invariavelmente, dificuldades para dormir.

A recomendação, que vale principalmente para adolescentes, é deixar o celular, tablet ou notebook longe da cama.

IMAGEN(S) NEURO.CAT

Compartilhe

Posts Recentes

Usar o celular antes de dormir afeta o desempenho acadêmico de adolescentes

Usar o celular antes de dormir afeta o desempenho acadêmico de adolescentes

s notícias para os adolescentes que não conseguem desgrudar do celular nem na hora de do...
Como fica um avião depois de uma turbulência violenta

Como fica um avião depois de uma turbulência violenta

Muitas pessoas têm pavor de voar de avião, e algumas situações realmente não ajudam m...
5 brasileiros que usaram a criatividade para se destacar nos seus negócios.

5 brasileiros que usaram a criatividade para se destacar nos seus negócios.

Quem não quer ter uma grande ideia e começar um negócio “bombástico”? Tem gente qu...